Transtornos do neurodesenvolvimento (TND) em crianças e adolescentes: aspectos biológicos, psicopedagógicos, neuropsicológicos e neurológicos
Os transtornos do neurodesenvolvimento (TND), como o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno do desenvolvimento intelectual, transtorno do espectro autista, transtornos da comunicação, transtorno da aprendizagem, são um grupo de doenças que aparecem logo cedo na infância e afetam até 20% das crianças, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. No Brasil calculamos que seriam 4,5 milhões de crianças entre 0 e 9 anos que sofrem dos TND.
Esta pesquisa tem como finalidade realizar uma avaliação multiprofissional composta de testes psicométricos, psicopedagógicos, biológicos e avaliações neurológicas, para investigação de sintomas que estejam prejudicando os aspectos de aprendizagem, emocionais e comportamentais das crianças.
Para melhorar a qualidade de vida, diagnóstico, tratamento e prognóstico de crianças com TND são fundamentais: 1) informações clínicas das quais possam ser estabelecidas ações de saúde pública; 2) compreender de que forma a TND impactam o desenvolvimento cognitivo, de aprendizagem, e emocional, para promover a saúde mental e educacional; 3) conhecimento das causas da TND para a prospecção e desenvolvimento de novas alternativas terapêuticas e plano de acompanhamento individual e familiar.