Desenvolvimento e utilidade de mídia digital para detectar sintomas do transtorno do espectro autista em pré-escolares
O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado por prejuízos persistentes na comunicação social e por padrões restritos e repetitivos de comportamentos e interesses, afetando uma em cada 32 crianças em idade escolar. Pelo fato do diagnóstico ser clínico, é recomendado um processo de investigação em dois níveis pela Academia Americana de Neurologia. No entanto, a escassez de profissionais e instrumentos adequados é um obstáculo em países em desenvolvimento, destacando-se a necessidade de ferramentas de rastreamento adaptadas à realidade brasileira.
Assim, a pesquisa procurou desenvolver e avaliar os princípios psicométricos de um novo instrumento, a “Escala Bara-Cordeiro”, para rastreio de sintomas do TEA, formulada a partir dos critérios diagnósticos do DSM-5-TR. E, também, a partir de sua validação, a implementação da escala em uma versão informatizada para a internet, com o objetivo de oferecer uma avaliação eficaz e interativa para pediatras e neuropediatras. A escala pode, no futuro, auxiliar no processo de rastreio de casos de TEA na população de crianças brasileiras.