Projeto Saber e Ver: Prevalência, causas genéticas e aspectos neuropsicológicos e escolares de crianças e adolescentes cegos ou com baixa visão
No mundo todo, cerca de 1,4 milhão de crianças são cegas. No Brasil a deficiência visual é a mais prevalente, nas diferentes faixas etárias. A cegueira infantil é particularmente importante em função do número de anos a serem vividos na cegueira e seu impacto no desenvolvimento social e emocional. A etiologia da cegueira e baixa visão pode ser atribuída a fatores hereditários em cerca de 15% dos casos, sendo que 50% ainda não tem causa determinada.
Para melhorar a qualidade de vida e tratamento de deficientes visuais são fundamentais: 1) dados epidemiológicos, a partir dos quais possam ser estabelecidas ações de saúde pública; 2) compreender de que forma a deficiência visual impacta o desenvolvimento cognitivo e emocional, para promover a saúde mental; 3) o conhecimento das causas da deficiência visual, incluindo a descoberta de novos genes associados ao quadro, base para a prospecção e desenvolvimento de novas alternativas terapêuticas, plano de acompanhamento individual e familiar.