Pesquisar a presença das bactérias resistentes a múltiplas drogas (MDR) e antimicrobianos em efluentes hospitalares e seu papel na contaminação de águas superficiais e na disseminação da resistência aos antimicrobianos no contexto da saúde única
Bactérias resistentes a múltiplas drogas (MDR) são amplamente disseminadas no meio ambiente e representam um grave problema de saúde pública. A liberação de efluentes sem tratamento em reservatórios de água leva à contaminação do ambiente aquático por microrganismos resistentes e resíduos de antimicrobianos.
As estações de tratamento de esgoto (ETEs) são a interface entre os dejetos humanos, o solo e ambientes aquáticos, uma vez que recebem e tratam efluentes de diversas origens. A alta densidade bacteriana indica que as ETEs são fontes importantes para a transferência horizontal de genes.
Esta pesquisa tem por objetivo estudar a importância das bactérias resistentes a múltiplas drogas (MDR) e dos antimicrobianos na contaminação de águas superficiais, bem como seu papel na disseminação da resistência no contexto da saúde única.