Pesquisas

Pesquisar a presença das bactérias resistentes a múltiplas drogas (MDR) e antimicrobianos em efluentes hospitalares e seu papel na contaminação de águas superficiais e na disseminação da resistência aos antimicrobianos no contexto da saúde única

Bactérias resistentes a múltiplas drogas (MDR) são amplamente disseminadas no meio ambiente e representam um grave problema de saúde pública. A liberação de efluentes sem tratamento em reservatórios de água leva à contaminação do ambiente aquático por microrganismos resistentes e resíduos de antimicrobianos.

As estações de tratamento de esgoto (ETEs) são a interface entre os dejetos humanos, o solo e ambientes aquáticos, uma vez que recebem e tratam efluentes de diversas origens. A alta densidade bacteriana indica que as ETEs são fontes importantes para a transferência horizontal de genes.

Esta pesquisa tem por objetivo estudar a importância das bactérias resistentes a múltiplas drogas (MDR) e dos antimicrobianos na contaminação de águas superficiais, bem como seu papel na disseminação da resistência no contexto da saúde única.

Responsável

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.