Pesquisas

Diagnóstico molecular dos erros inatos da imunidade na primeiríssima infância

Os três primeiros anos de vida de uma pessoa são fundamentais para a saúde ao longo da vida. Neste contexto, os erros inatos da imunidade, doenças genéticas raras que
acometem o sistema imune e que predispõem a infecções graves e de repetição, com
múltiplas hospitalizações, tem impacto negativo no desenvolvimento da criança.

A pesquisa tem por objetivo promover o diagnóstico molecular de erros inatos da imunidade em crianças de até três anos de idade, fase da primeiríssima infância. Os “EII” são doenças raras, e como tal, são subdiagnosticadas ou diagnosticadas tardiamente. O diagnóstico precoce permite que medidas específicas contribuam para a redução do número de infecções, internamentos e sequelas ou, no caso dos EII com indicação de transplante de células-tronco hematopoéticas, atinjam a cura da doença.

Assim, atuar na busca ativa do diagnóstico molecular preciso de EII em crianças na primeiríssima infância reduz a exposição da criança a fatores estressantes, como afastamento do convívio familiar, ambiente hospitalar e de UTI, favorecendo o seu desenvolvimento global.

Responsável

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.