Professor colombiano ministra palestra sobre carboidratos e reforça parceria científica com o IPP

O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPP) recebeu, no dia 17 de junho, o professor Yony Román Ochoa, da Universidad de los Andes (Colômbia), para uma palestra sobre a importância dos carboidratos em pesquisas voltadas à saúde. Realizado no auditório da unidade Cabral, o evento foi direcionado a estudantes do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente, da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), que é uma parceria com o IPP. A promoção ficou a cargo do Núcleo de Educação e Relações Internacionais da FPP e do programa de pós-graduação.
Com doutorado concluído na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ochoa mantém colaborações científicas com o IPP, com foco em atividades biológicas dos polissacarídeos, como a atuação na coagulação sanguínea. “A ideia é fortalecer os projetos e ampliar as trocas entre os grupos de pesquisa. A pesquisa nunca para”, realçou o professor.
A pesquisadora Fhernanda Smiderle, do IPP, organizou a palestra e ressaltou a relevância da atividade para os alunos. “Ele veio ao Brasil para manter colaborações e trazer amostras. Aproveitamos para que os alunos conhecessem uma nova área e vissem como a pesquisa se constrói em rede”, afirmou.

Intercâmbio
Apesar de ainda não haver projetos financiados em conjunto, Ochoa e Smiderle já publicaram artigos científicos colaborativos e trabalham para consolidar novas iniciativas, incluindo a formalização de um programa de intercâmbio entre alunos da FPP/IPP e da Universidad de los Andes. A proposta é abrir portas para que estudantes de pós-graduação ampliem suas experiências acadêmicas e científicas em nível internacional.