Notícias

    Cientista do IPP destaca avanços na proteção radiológica pediátrica em simpósio em Pernambuco

    1 de novembro de 2024
    Para Hugo Reuters Schelin, a participação do IPP no REPROLAM 2024 reflete o compromisso da instituição com a excelência em pesquisa e ensino em proteção radiológica.

     

    O pesquisador Hugo Reuters Schelin, do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPP) e professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), participará do I Simpósio Internacional REPROLAM 2024, que será realizado no Recife, Pernambuco, entre os dias 5 e 8 de novembro. Também representará o IPP no evento a estudante Priscila Resmer Castilho, vinculada ao IPP e à FPP.

    Organizado pela Rede de Otimização da Proteção Radiológica na América Latina e no Caribe, o simpósio terá como tema central “Integração e Experiência Compartilhada em Proteção Radiológica”.

    Durante o evento, Schelin e Priscila apresentarão três importantes trabalhos desenvolvidos no Hospital Pequeno Príncipe, todos com foco na proteção radiológica pediátrica.

    A estudante conduzirá uma apresentação oral sobre sua tese intitulada “Optimizing Image Quality and Minimizing Patient Exposure in X-ray Digital Radiography”, que aborda estratégias para otimizar a qualidade das imagens radiográficas enquanto minimiza a exposição dos pacientes a radiações.

    Schelin também fará apresentações orais de trabalhos complementares, incluindo a pesquisa da pós-doutoranda Akemi Yagui, “Establishing Local Diagnostic Reference Levels for Radiation Dose in Pediatric Interventional Cardiology Procedures in Brazil”, e o pôster da doutoranda Paula Vosiak, “Optimizing Radiation Dose in Pediatric Radiography: A Study on Dose-Area Product and Technique Adjustments”.

    Para Schelin, a participação do IPP no REPROLAM 2024 reflete o compromisso da instituição com a excelência em pesquisa e ensino em proteção radiológica, especialmente na área pediátrica, na qual a segurança dos pacientes e dos profissionais é fundamental. Entre os temas de destaque no evento, ele menciona a proteção radiológica em cardiologia intervencionista pediátrica, que terá uma sessão exclusiva. “Nós temos publicado vários artigos nessa área e atualmente somos referência internacional”, destacou.

    Outros temas relevantes incluem a otimização da dose em imagens pediátricas, a qualidade da imagem digital e as emergências radiológicas, tópicos essenciais para aprimorar práticas clínicas e garantir segurança tanto para pacientes quanto para profissionais.

    A importância desse simpósio se estende ao fortalecimento de parcerias internacionais que envolvem a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), além do apoio nacional de órgãos como o CNPq, Capes e Fundação Araucária.

    Para Schelin, eventos como o REPROLAM “promovem a integração das pesquisas e experiências na América Latina, permitindo que as instituições da região avancem juntas em prol de práticas mais seguras e eficazes na área de proteção radiológica pediátrica”.


    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.