Notícias

    Estudo aponta falta de informação sobre o uso adequado de protetor solar após tratamentos estéticos

    7 de outubro de 2024
    A pesquisadora Cláudia Sirlene de Oliveira publicou artigo sobre o tema na Revista Amazônia: Science & Health.

     

    A pesquisadora Cláudia Sirlene de Oliveira, do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPP), publicou em setembro o artigo “Análise do perfil de uso de protetor solar: um questionário online”, na Revista Amazônia: Science & Health. O estudo, realizado em colaboração com as mestrandas Júlia Vicentin de Souza e Juliane Hostert, a doutoranda Meire Ellen Pereira, orientandas de Cláudia, e a ex-aluna da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) Fernanda Mendes Suaretz, explora o comportamento dos usuários em relação ao uso de protetor solar, com foco naqueles que se submeteram a procedimentos estéticos faciais. O estudo, aliás, é resultado do trabalho de conclusão de curso de Biomedicina da Fernanda na FPP, sob supervisão de Cláudia.

    “O uso adequado do protetor solar é de extrema importância, especialmente para pessoas que se submetem a procedimentos estéticos faciais, pois protege a pele dos danos causados pelos raios ultravioleta e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, a hiperpigmentação e, após procedimentos estéticos faciais, minimiza o risco de complicações pós-procedimento”, afirmou Cláudia Sirlene de Oliveira.

    O objetivo do estudo foi analisar o perfil de uso de protetor solar em pessoas que realizaram ou não procedimentos estéticos faciais. Para isso, foi feito um levantamento quantitativo e descritivo por meio de um questionário online com 17 perguntas, que abordavam dados demográficos, como idade, sexo, etnia, cidade/estado de residência e profissão, além de questões sobre o uso de protetor solar. No total, 62 pessoas participaram da pesquisa, divididas entre aquelas que passaram por procedimentos estéticos faciais e aquelas que não se submeteram.

    Os resultados mostraram que a maioria dos participantes, independentemente do grupo, utiliza protetor solar diariamente e reconhece a importância de seu uso. No entanto, o estudo apontou uma carência de conhecimento sobre a maneira correta de aplicar o produto, especialmente em relação à necessidade de reaplicação ao longo do dia.

    A conclusão do artigo destaca a relevância de campanhas educativas e a necessidade de ampliar a conscientização sobre o uso correto do protetor solar, particularmente entre aqueles que se submetem a tratamentos estéticos. Segundo Cláudia, esses resultados reforçam a urgência em promover ações que orientem a população sobre a importância de cuidados adequados com a pele para evitar problemas futuros e garantir a eficácia dos procedimentos estéticos.


    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.