Notícias

    Encontro no Hospital Pequeno Príncipe sela parceria entre Brasil e Espanha para pesquisa científica

    25 de novembro de 2025

    Curitiba recebeu, na última semana, a visita de um grupo de pesquisadores da região da Catalunha, na Espanha, como parte de um encontro de mobilização para a criação do Cluster Paraná de Ciências da Vida e da Saúde, promovido pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná.

    Um “cluster” é um grupo de trabalho, que une forças para complementar e impulsionar resultados por meio da troca de conhecimento, como explica a diretora de Medicina Translacional do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Carolina Prando: “Pesquisa não se faz sozinho, pesquisa se faz através de uma rede de colaboração”, afirma. “As pessoas vão poder se beneficiar das descobertas que virão a partir dessas pesquisas, dessas colaborações”, ressalta Prando.

    Vocação para a internacionalização

     

    Durante quatro dias, o grupo espanhol, formado por Montserrat Daban (online), Maria Neus Carbo, Maria Esther Esteban Torne, Francesc Calafell e Rafael Navajo Garrido, acompanhado das representantes da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios e Vanete Soccol, discutiu projetos conjuntos e visitou estruturas de saúde na capital paranaense. Além de assinar um termo para oficializar a formação do cluster.

    Entre os principais pontos estiveram a aceleração da transferência de tecnologia, troca de conhecimento, internacionalização, atração de investimentos e criação de estratégias e ações para ampliar a visibilidade das pesquisas em âmbito nacional e internacional.

    A estadia do grupo no Brasil terminou com um encontro para conhecer o Hospital Pequeno Príncipe, na última sexta-feira (21). Os pesquisadores espanhóis se reuniram também com o diretor-técnico do IPP, Bonald Figueiredo, e encerraram a visita conhecendo a estrutura do Biobanco.

    O grupo de trabalho agora promoverá novas reuniões para estabelecer a metodologia de trabalho, mas, desde já, a parceria é comemorada, como esclarece Carolina Prando. “É só o começo do trabalho. Todo mundo sai ganhando com isso. E eu acho que principalmente quem? Os nossos pacientes”, conclui.


    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.