Estrutura

Infraestrutura

O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPP) conta com uma infraestrutura moderna e altamente especializada para a realização de pesquisas avançadas. 

Com 23 laboratórios, ocupando um total de 1.300 m², o IPP se destaca nas áreas de genética, neurociências, microbiologia, oncologia, doenças raras, fitoterápicos, cultivo celular, modelos animais, terapia celular, epidemiologia, geoprocessamento e Big data. 

Esses laboratórios possibilitam a condução de estudos pré-clínicos, genéticos, celulares e moleculares, além de pesquisa in silico (por meio de simulações feitas por computador). 

Saiba mais sobre os nossos laboratórios:

Laboratórios de bioquímica: Realizam extração e quantificação de proteínas, imunoensaios (ELISA, imunofluorescência), espectrometria, Western Blot, iBlot e exames metabólicos. 

Laboratórios de biologia molecular: Possuem salas pré e pós-PCR para execução de PCR convencional, em tempo real e digital, extração e análise de DNA, RNA e proteínas, além de sequenciamento de DNA.

Laboratórios de citologia e histologia: Oferecem infraestrutura para preparo de lâminas para microscopia de luz e fluorescência, incluindo um Zeiss Laser Capture Microdissection, que permite a extração de áreas específicas de tecido para análises moleculares e genômicas. 

Laboratório de cromatografia e espectrometria de massa: Equipado com tecnologia de ponta para análises proteômicas, quantificação de compostos e estudos metabolômicos.

Laboratório de proteômica e monitoramento de fármacos: Responsável pelo preparo de amostras para proteômica, metabolômica e monitoramento de fármacos. 

Laboratórios de cultivo celular: Contam com nove cabines de fluxo laminar, sete estufas de CO2 e sistema de imagem, permitindo estudos de células tumorais reprogramadas, financiados por FINEP e CNPq.

Laboratório de microbiologia e banco de bactérias e fungos: Dividido em quatro salas especializadas para análise de amostras infectadas, em conformidade com as normas de segurança sanitária e ética em pesquisa. Com um acervo de 700 cepas catalogadas, o laboratório colabora com a microbiologia do laboratório de análises clínicas do Hospital Pequeno Príncipe.

Centro de diagnósticos avançados: Atende demandas do Hospital Pequeno Príncipe e do IPP.

Laboratório de bioprospecção: Foca na extração e estudo de biomoléculas vegetais com potencial terapêutico.

Laboratório de Big data: Atua nas áreas de bioinformática, geoprocessamento e neurociências, com colaborações nacionais e internacionais. Passou por uma ampliação em 2024.

Laboratórios de experimentação com animais: As instalações incluem laboratórios para ratos e camundongos normais, camundongos especiais (NOD-Scid e outros), e um laboratório para experimentação com peixe-zebra (Danio rerio), amplamente utilizado em pesquisas biomédicas.

Biobanco de tecidos humanos: Iniciou as atividades em 2015 e recebeu investimentos significativos entre 2021 e 2024, possibilitando avanços na coleta e armazenamento de amostras. 

Laboratório de terapia celular – sala limpa: Estruturado para atender projetos de terapia celular e vacina terapêutica, garantindo segurança e eficiência na manipulação de amostras.

Laboratório de radiações ionizantes: Localizado no Centro de Imagens do Hospital Pequeno Príncipe, conta com equipamentos de medição de radiação e fantomas pediátricos, para pesquisas em proteção radiológica.

Consultórios médicos para pesquisa clínica: Consultórios especializados para avaliações neuropsicológicas, uma sala de observação com espelho unidirecional para treinamento de alunos e um espaço para análise de dados clínicos.

Além dos laboratórios, o IPP possui 11 salas de apoio, incluindo espaços para preparo de reagentes, armazenamento de insumos e descarte seguro de resíduos biológicos e químicos. Essa infraestrutura moderna reforça o compromisso da instituição com a excelência científica e a inovação em pesquisas biomédicas.

Ver menos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.