Infraestrutura
O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPP) conta com uma infraestrutura moderna e altamente especializada para a realização de pesquisas avançadas.
Com 23 laboratórios, ocupando um total de 1.300 m², o IPP se destaca nas áreas de genética, neurociências, microbiologia, oncologia, doenças raras, fitoterápicos, cultivo celular, modelos animais, terapia celular, epidemiologia, geoprocessamento e Big data.
Esses laboratórios possibilitam a condução de estudos pré-clínicos, genéticos, celulares e moleculares, além de pesquisa in silico (por meio de simulações feitas por computador).
Saiba mais sobre os nossos laboratórios:
Laboratórios de bioquímica: Realizam extração e quantificação de proteínas, imunoensaios (ELISA, imunofluorescência), espectrometria, Western Blot, iBlot e exames metabólicos.
Laboratórios de biologia molecular: Possuem salas pré e pós-PCR para execução de PCR convencional, em tempo real e digital, extração e análise de DNA, RNA e proteínas, além de sequenciamento de DNA.
Laboratórios de citologia e histologia: Oferecem infraestrutura para preparo de lâminas para microscopia de luz e fluorescência, incluindo um Zeiss Laser Capture Microdissection, que permite a extração de áreas específicas de tecido para análises moleculares e genômicas.
Laboratório de cromatografia e espectrometria de massa: Equipado com tecnologia de ponta para análises proteômicas, quantificação de compostos e estudos metabolômicos.
Laboratório de proteômica e monitoramento de fármacos: Responsável pelo preparo de amostras para proteômica, metabolômica e monitoramento de fármacos.
Laboratórios de cultivo celular: Contam com nove cabines de fluxo laminar, sete estufas de CO2 e sistema de imagem, permitindo estudos de células tumorais reprogramadas, financiados por FINEP e CNPq.
Laboratório de microbiologia e banco de bactérias e fungos: Dividido em quatro salas especializadas para análise de amostras infectadas, em conformidade com as normas de segurança sanitária e ética em pesquisa. Com um acervo de 700 cepas catalogadas, o laboratório colabora com a microbiologia do laboratório de análises clínicas do Hospital Pequeno Príncipe.
Centro de diagnósticos avançados: Atende demandas do Hospital Pequeno Príncipe e do IPP.
Laboratório de bioprospecção: Foca na extração e estudo de biomoléculas vegetais com potencial terapêutico.
Laboratório de Big data: Atua nas áreas de bioinformática, geoprocessamento e neurociências, com colaborações nacionais e internacionais. Passou por uma ampliação em 2024.
Laboratórios de experimentação com animais: As instalações incluem laboratórios para ratos e camundongos normais, camundongos especiais (NOD-Scid e outros), e um laboratório para experimentação com peixe-zebra (Danio rerio), amplamente utilizado em pesquisas biomédicas.
Biobanco de tecidos humanos: Iniciou as atividades em 2015 e recebeu investimentos significativos entre 2021 e 2024, possibilitando avanços na coleta e armazenamento de amostras.
Laboratório de terapia celular – sala limpa: Estruturado para atender projetos de terapia celular e vacina terapêutica, garantindo segurança e eficiência na manipulação de amostras.
Laboratório de radiações ionizantes: Localizado no Centro de Imagens do Hospital Pequeno Príncipe, conta com equipamentos de medição de radiação e fantomas pediátricos, para pesquisas em proteção radiológica.
Consultórios médicos para pesquisa clínica: Consultórios especializados para avaliações neuropsicológicas, uma sala de observação com espelho unidirecional para treinamento de alunos e um espaço para análise de dados clínicos.
Além dos laboratórios, o IPP possui 11 salas de apoio, incluindo espaços para preparo de reagentes, armazenamento de insumos e descarte seguro de resíduos biológicos e químicos. Essa infraestrutura moderna reforça o compromisso da instituição com a excelência científica e a inovação em pesquisas biomédicas.