Notícias

    Grupo de revisão de artigos já soma 107 publicações com participação de pesquisadores do IPP e FPP

    16 de July de 2025
    O grupo reúne alunos, professores e pesquisadores em encontros quinzenais voltados à produção colaborativa de revisões científicas.

     

    Com 107 artigos publicados desde 2019 até julho de 2025, o GR-SaBio — Grupo de Revisões em Ensino em Ciências da Saúde e Biotecnologia é uma das iniciativas de maior impacto na formação científica da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) e do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPP). O grupo, que conta com a participação ativa de pesquisadores e estudantes do IPP, é coordenado por Rosiane Guetter de Mello e reúne quinzenalmente professores, mestrandos, doutorandos, residentes e graduandos para a produção colaborativa de revisões científicas.

    Desde sua criação, o GR-SaBio tem como missão instrumentalizar a comunidade acadêmica da área da saúde e do ensino para desenvolver artigos científicos de revisão, com o objetivo de ampliar a produção científica dos programas de pós-graduação da FPP. Os encontros ocorrem de forma remota, sempre com apresentações, oficinas ou discussões sobre etapas e metodologias aplicadas às revisões sistemáticas, integrativas e outros formatos.

    Os resultados do grupo são expressivos: até maio de 2025, os artigos publicados pelo GR-SaBio já acumularam 967 citações no Google Scholar, um reflexo direto da qualidade e relevância dos temas abordados. Em 2025, foram publicados 12 novos artigos.

    O grupo é aberto a todos os interessados — sejam alunos da graduação, residentes, mestrandos, doutorandos ou professores, vinculados à FPP, ao IPP ou a outras instituições. “Não definimos temas nem restringimos quem pode participar. Nosso propósito é formar pesquisadores mais capacitados e conscientes da importância da produção de evidências científicas”, explica Claudia Oliveira, que é pesquisadora do IPP e professora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente da FPP, uma parceria com o IPP.

    A metodologia adotada varia conforme o tipo de revisão, mas todas as produções seguem rigorosamente etapas de busca e análise sistemática da literatura científica. Os temas são definidos pelos próprios participantes, conferindo diversidade aos artigos — que abrangem desde biotecnologia e educação em saúde até genômica e assuntos clínicos diversos.

    Além da formação técnica, o grupo também oferece uma vivência prática sobre o processo editorial, aprimorando o senso crítico dos participantes e incentivando o pensamento científico. “Essa iniciativa fortalece a cultura da escrita e da revisão científica desde a graduação até o doutorado. É um espaço de aprendizado contínuo e colaborativo”, destaca Rosiane Guetter Mello, diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da FPP e pesquisadora colaboradora do IPP.

    Interessados em participar podem ser indicados por colegas ou orientadores. O GR-SaBio não impõe metas numéricas, mas segue crescendo de forma orgânica, impulsionado pela troca entre diferentes níveis de formação e pela busca comum por excelência acadêmica.

     

    Leia reportagem sobre artigo publicado pelo grupo

    • Pesquisa avalia impacto de anti-inflamatórios na saúde de peixes e alerta para riscos ambientais

    https://pelepequenoprincipe.org.br/noticias/pesquisa-avalia-impacto-de-anti-inflamatorios-na-saude-de-peixes-e-alerta-para-riscos-ambientais/


    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.