Notícias

    Seminário sobre antimicrobianos reúne comunidade acadêmica no HPP

    28 de novembro de 2025

    Nesta sexta-feira (28), o Complexo Pequeno Príncipe recebeu o evento Sensibilização para a Resistência Antimicrobiana: faça parte da solução!, com a participação dos três pilares da instituição: Instituto de Pesquisa, Hospital e Faculdades, em parceria com a Associação Paranaense de Ex-Bolsistas no Japão (Apaex) e com a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão).

    O seminário contou com palestras e apresentação de trabalhos em várias áreas, dentro do tema da resistência antimicrobiana, um problema de saúde pública que precisa ser debatido. Participaram das discussões alunos de várias faculdades, professores, pesquisadores e autoridades, como a cônsul do Japão no Paraná, Keiko Kikuchi.

    “O governo japonês oferece vários programas de bolsa de estudos no Japão, e alguns palestrantes de hoje são ex-bolsistas desses programas. Então, acho que o evento é importante para criar e compartilhar experiências e conhecimento adquiridos no Japão e fortalecer os laços entre os dois países”, salienta a cônsul.

    Iniciativas a caminho da solução

    Entre os temas abordados, o gerenciamento de antimicrobianos em serviços de neonatologia e pediatria, o elo entre transmissão de infecções e rotas de resistência antimicrobiana, um olhar clínico e ambiental para os desafios da área, e outros mais.

    Para a professora e pesquisadora Líbera Maria Dalla Costa, do IPP, o tema do evento é de suma importância. “Esse seminário mostra a realidade da resistência antimicrobiana nos grandes hospitais. E nós somos um grande hospital pediátrico, o maior do Brasil. Então, temos que ressaltar a importância da resistência, da farmácia clínica no gerenciamento de antimicrobianos e da microbiologia de qualidade para ajudar a fazer parte da solução”, pondera.

    O diretor-técnico do IPP, Bonald Figueiredo, destaca também a relevância da parceria para a internacionalização das discussões. “A ideia no final é que haja uma movimentação da pesquisa, unindo os dois lados, do ponto de vista do que acontece no exterior e do que nós estamos fazendo aqui no Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe”, conclui.


    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.