Notícias

    Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe recebe destaque no Prêmio Finep de Inovação — Região Sul

    24 de outubro de 2025

    O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe foi reconhecido com o Destaque de Melhor Projeto Coordenado por Mulheres no Prêmio Finep de Inovação — Região Sul 2025, uma das principais premiações nacionais voltadas à ciência e à tecnologia.

    O projeto premiado, Desenvolvimento de um modelo de reprogramação celular aplicado à clínica de pacientes pediátricos com neuroblastoma, é coordenado pela pesquisadora geneticista Luciane Cavalli. Desenvolvido em parceria com a PUCPR e com o ICC-Fiocruz, o projeto busca identificar os tratamentos mais eficazes e menos agressivos para cada criança com neuroblastoma, a partir da análise genética das células tumorais — um avanço no campo da medicina de precisão.

    Reconhecimento à força feminina na ciência

    O Destaque de Melhor Projeto Coordenado por Mulheres é representado pela Medalha Niède Guidon, que homenageia a arqueóloga brasileira símbolo de dedicação à pesquisa e à preservação ambiental no Parque Nacional da Serra da Capivara (PI).

    “Agradeço a confiança na minha equipe, essencialmente formada por mulheres jovens, maravilhosas e incansáveis, que se dedicam todos os dias à pesquisa. Agradeço também à equipe do Hospital Pequeno Príncipe, que nos apoia continuamente, e dedico este prêmio às crianças e famílias que enfrentam o neuroblastoma — por acreditarem na ciência e na esperança de um tratamento melhor para seus filhos”, ressaltou Luciane.

    Ciência feita com propósito

    O projeto representa um avanço na busca por tratamentos personalizados para o neuroblastoma infantil, um dos tipos de câncer mais agressivos em crianças pequenas. A equipe do Instituto analisa o DNA das células tumorais para identificar alterações genéticas e prever quais medicamentos podem trazer melhores resultados.

    Um diferencial do estudo é a manutenção de células tumorais do próprio paciente em laboratório, o que permite testar diferentes drogas antes da aplicação clínica. O objetivo é aumentar as chances de cura e reduzir os efeitos colaterais, oferecendo um cuidado mais eficaz, seguro e humano.

    Compromisso com a inovação e com a infância

    Com esse reconhecimento, o Complexo Pequeno Príncipe reafirma seu compromisso em integrar assistência, ensino e pesquisa para gerar conhecimento que transforma vidas.

    Por meio do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, a instituição avança na construção de um futuro em que a ciência, a inovação e o cuidado caminham juntos, garantindo a cada criança o direito de crescer com saúde e esperança.

     

    Sobre o Complexo Pequeno Príncipe

    Com sede em Curitiba (PR), o Complexo Pequeno Príncipe atua conforme o conceito internacional de Children’s Hospital, integrando assistência à saúde, ensino e pesquisa por meio de suas três unidades: o Hospital Pequeno Príncipe, a Faculdades Pequeno Príncipe e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. Juntas, elas unem excelência técnico-científica, humanização e inovação para promover saúde e conhecimento, além de incentivar a arte, a cultura e a mobilização social.

    Centenário, o Hospital Pequeno Príncipe está entre os 70 melhores hospitais pediátricos do mundo e foi eleito o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina, segundo ranking da revista norte-americana Newsweek. Com 369 leitos, sendo 76 de UTI, o Hospital realiza 70% de seus atendimentos via SUS e oferece tratamentos de alta complexidade, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea.

    A Faculdades Pequeno Príncipe, fundada em 2003, é referência nacional na formação de profissionais da saúde. O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, inaugurado em 2006 e apadrinhado por Edson Arantes do Nascimento — o Pelé, desenvolve pesquisas voltadas à descoberta de métodos de diagnóstico e tratamento de doenças complexas, fortalecendo o compromisso da instituição com o futuro da saúde infantojuvenil.


    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.