Notícias

    Estudante do IPP conquista vaga em programa de doutorado sanduíche na Austrália

    5 de agosto de 2025
    O doutorando Leonardo Vinícius Barbosa e seu orientador, o pesquisador Cleber Machado de Souza, celebram a conquista da vaga no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/Capes). A experiência internacional fortalece a pós-graduação em Biotecnologia da FPP/IPP. (Foto: Complexo Pequeno Príncipe / Ricardo Marques de Medeiros)

     

    O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente, da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) e do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPP), celebra uma conquista estratégica para sua internacionalização. O doutorando Leonardo Vinícius Barbosa foi selecionado para o Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), da Capes, e realizará parte de sua pesquisa no Frazer Institute, da Universidade de Queensland, na Austrália — um importante centro de referência mundial em diversos estudos, mas bastante focado em câncer.

    “Essa aprovação representa um marco para a internacionalização da nossa pós-graduação e também para minha trajetória como orientador. O Leonardo é o meu primeiro estudante a ter uma experiência internacional, e isso amplia as possibilidades de colaboração científica do programa”, afirma Cleber Machado de Souza, pesquisador do IPP.

    Para Regina Poleza Toazza, coordenadora do Núcleo de Educação e Relações Internacionais (Neri) da FPP, experiências de mobilidade desta natureza transformam o estudante e pesquisador de forma ampla, tanto academica, cultural, quanto pessoalmente.

    Biomarcadores e tecnologia de ponta

    Leonardo Barbosa se prepara para um novo capítulo no Frazer Institute, na Austrália. A oportunidade marca um avanço na internacionalização do programa Biotec, sob orientação de Cleber Machado. (Foto: Complexo Pequeno Príncipe / Ricardo Marques de Medeiros)

     

    O projeto de Leonardo se concentra na análise de biomarcadores moleculares e teciduais em sarcomas pediátricos, especialmente sarcoma de Ewing e rabdomiossarcoma. Durante o estágio, ele terá acesso a tecnologias inovadoras, como a plataforma GeoMx Nanostring, capaz de mapear a expressão de RNA, proteínas e microRNAs em amostras de tecidos FFPE (fixadas em formalina e parafinadas).

    “Eles têm um equipamento de última geração para o transcriptoma espacial, permitindo analisar centenas de proteínas e genes simultaneamente em um único tumor. Essa capacidade amplia nosso poder de compreensão sobre o microambiente tumoral, algo essencial para identificar novos alvos terapêuticos”, destaca Leonardo.

    A ida à Austrália é fruto de uma colaboração já estabelecida com o professor Fernando Guimarães, que lidera pesquisas no Frazer Institute e mantém parcerias com grupos brasileiros, incluindo a PUCPR e o IPP. “Desde o início do doutorado do Leonardo, pensamos nessa integração. A aprovação do PDSE coroa um esforço de construção científica internacional”, acrescenta Cleber.

    Impacto para os pacientes pediátricos

    Os sarcomas representam cerca de 10% dos tumores pediátricos, mas carecem de pesquisas aprofundadas devido à sua raridade. Leonardo pretende trazer ao Brasil dados e análises que poderão no futuro ser validados para apoiar diagnósticos mais precisos e tratamentos personalizados, com perspectivas de novas terapias, como imunoterapia e CAR-T.

    “Nosso objetivo é correlacionar a expressão dos biomarcadores com dados clínicos de pacientes, criando uma base para estratégias terapêuticas mais direcionadas. Essa experiência me permitirá não apenas ampliar a rede de colaborações, mas também trazer métodos e conhecimentos de ponta para o IPP”, ressalta o doutorando.

    Para Cleber Machado de Souza, os resultados esperados vão além das análises laboratoriais: “O que esperamos, ao final, é contribuir para um avanço real no conhecimento científico, que possa resultar no futuro em melhor prognóstico e tratamento individualizado para crianças e adolescentes com sarcomas.”

     


    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.